Fed continua a política monetária que ajudou o aumento do preço do bitcoin

A Reserva Federal está mantendo suas taxas de juros próximas de zero, mas o que isso significa para a Bitcoin?

  • A Reserva Federal anunciou hoje que manterá sua taxa de juros noturna próxima a zero.
  • O presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, disse que havia „uma grande incerteza pela frente“.
  • Isto pode levar a mais investimentos em Bitcoin.

Em suas compras mensais de títulos de pelo menos US$ 120 bilhões

O Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, disse hoje na conclusão de sua reunião regular do Federal Open Market Committee que manteria sua taxa de juros overnight perto de zero e não faria nenhuma alteração em suas compras mensais de títulos de pelo menos US$ 120 bilhões.

Em uma mudança esperada do banco central americano, o presidente do Fed Jerome Powell anunciou que manteria sua estratégia no lugar pelo menos até que houvesse um ressalto da recessão induzida pela COVID – mas acrescentou que havia „grande incerteza pela frente“.

„O ritmo da recuperação tem se moderado nos últimos meses“, disse ele, acrescentando: „O caminho à frente permanece altamente incerto“. O Fed também disse que a crise do coronavírus estava pesando sobre a atividade econômica, o emprego e a inflação.

Manter as taxas de juros baixas torna o empréstimo mais barato para que as pessoas possam sair, gastar e, por sua vez, estimular a economia.

Então o que isto significa para o mundo criptográfico?

Bem, assim como em ocasiões anteriores o Fed anunciou que manteria as taxas de juros em zero, foi-nos dito que provavelmente os investidores poderiam recorrer a ativos alternativos – como o Bitcoin.

Isto porque investimentos que vencem juros – como títulos ou instrumentos financeiros baseados na dívida – não geram juros e, portanto, seriam menos atraentes. Além disso, como as taxas de juros mais baixas tendem a ir junto com a inflação mais alta, o Bitcoin se torna um hedge contra a desvalorização do dólar.

Desde que o Fed anunciou em setembro passado que as taxas de juros permaneceriam próximas de zero, o preço do Bitcoin disparou mais de 186% – e os investidores têm observado ativos como o ouro como um porto seguro.

Com o banco central americano mantendo sua política monetária agressiva, parece que a mudança em direção a ativos alternativos – incluindo a criptografia – pode continuar bem.